• Doe agora

    13 de Outubro, 2014

    Comemoração do dia da Padroeira do Brasil

    Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como “Padroeira do Brasil”
    O encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida remonta aos meados do ano de 1717. Os pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso foram pescar no leito do Rio Paraíba do Sul, Estado de São Paulo. Após várias tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu sem perderem a esperança. João Alves lançou a rede nas águas turvas do rio e apanhou o corpo de uma Imagem de Nossa Senhora da Conceição. Lançou novamente e colheu a cabeça da mesma Imagem. Levaram-na para a casa de suas famílias e lá colocaram a cabeça no pescoço da Imagem. Eles a denominaram “Nossa Senhora Aparecida”, por ter “aparecido” nas águas benditas do rio.
     
              Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como “Padroeira do Brasil”. Na cidade de Tambaú-SP, a presença de Nossa Senhora Aparecida ficou marcada em duas ocasiões ligadas ao Pe.Donizetti, que era devoto da Santa. Primeiro, quando a réplica da Imagem da Basílica de Aparecida chegou à Tambaú, e debaixo de chuva, em procissão, foi levada até a Matriz Santo Antonio sem que ninguém se molhasse. Depois, quando do incêndio da Matriz e o pároco retirou a imagem intacta no meio das chamas. Fatos marcantes que demonstram a proteção de Nossa Senhora Aparecida a toda nossa gente. Seu Santuário é visitado por milhares e milhares de pessoas, que chegam em romaria ou individualmente, para pedir a sua “benção” e  a sua “proteção”.
     
               A novena dedicada á Nossa Senhora Aparecida iniciou-se no dia 03 e foi encerrada no dia 11 de outubro. No dia 12 de outubro, data dedicada à “Padroeira do Brasil”, a programação no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú-SP foi a seguinte:
    - 7 e 10 horas – Missa
    - 9 horas – Batizado
    - 9 horas – saída da carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida (a mesma que o Pe.Donizetti utilizava para suas bênçãos), da Matriz Santo Antonio passando pelos bairros da cidade, com chegada no Santuário às 12 horas, quando será proferida a Benção com a Imagem.
    - 17 horas – procissão saindo da Matriz Santo Antonio até o Santuário, com a Celebração Eucarística.
             Na Praça dos Milagres aconteceu o encerramento da quermesse.